De 27 de agosto a 27 de setembro, 30 réplicas de pinturas e alguns objetos pessoais contam sobre o universo da pintora Tarsila do Amaral, em exposição no Shopping Higienópolis. A curadoria é assinada por Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista. A visitação é gratuita.

Universo Tarsila

A exposição conta com área interativas, onde haverá obras em 3D para os visitantes entrarem e tirarem fotos, como “Abaporu”, “A Floresta” e “Manacá”. Haverá ainda uma parede sensorial com obras em pranchas táteis, textos em braile e vídeo com legenda em Libras.

Na área Atelier, três cenários irão apresentar o universo pessoal de Tarsila, momentos de sua vida e alguns objetos como o casaco vermelho, cadeira para pintura, seus pincéis, uma réplica de “As Margaridas de Mário de Andrade”, pintura de 1922. No cavalete, há uma réplica de “Abaporu”, ainda inacabado.

Na área, Intimista estão objetos pessoais, cedidos pela família, como binóculo, joias, réplicas de seu solitário de brilhante e brincos eternizados em suas pinturas.

O público poderá sentir o aroma de seu perfume favorito, “Moment Supreme”, de Jean Patou.

Nascida no interior de São Paulo, em 1º de setembro de 1886, Tarsila se dedicou à pintura na fase adulta e foi casada com Oswald de Andrade, para quem pintou “Abaporu”, como presente de aniversário. A artista morreu em janeiro de 1973. Seu centenário de nascimento será celebrado em 2016.

Serviço: Universo de Tarsila do Amaral

Quando: Abertura 26 de agosto, às 19h. Visitação de 27 de agosto a 27 de setembro – Aberta à visitação de 10h às 22h, de segunda a sábado. Domingos e feriados, de 14h às 20h
Onde: Shopping Pátio Higienópolis, Piso Veiga Filho (vão central) – Av. Higienópolis, 618
Quanto: grátis

Para visitas monitoradas de escolas e grupos, contatar o SAC do Shopping Pátio Higienópolis, 11.38232308

Fonte: UOL