Nova teoria sobre Abaporu de Tarsila do Amaral, é revelada por sua sobrinha-neta em palestra gratuita

Palestra gratuita desvenda a pintura brasileira mais valiosa no mundo

Clássico do modernismo brasileiro, Abaporu é uma intrigante obra de Tarsila do Amaral, cujo nome é de origem tupi-guarani e significa “homem que come gente”. A tela, datada de 1928, foi produzida para presentear o então marido da pintora – o escritor Oswald de Andrade. Após incitar diversas análises, a história por trás do quadro ganha um novo capítulo; desta vez, escrito por Tarsilinha, sobrinha-neta da artista.

“Abaporu – uma obra de amor”, lançado em setembro de 2015, pela editora A&A, traz uma vertente nunca antes abordada: a figura com pé gigante e cabeça pequena seria a própria Tarsila do Amaral, em um autorretrato a partir de seu reflexo no espelho do atelier. O conteúdo inédito desvendado por Tarsilinha sobre sua tia-avó será exposto pela autora em palestra realizada na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina, em 8 de março.

Abaporu

“Ficamos extremamente honrados em receber este seminário sobre artista e obra tão expoentes da arte nacional. As portas da APM estão sempre abertas para manifestações que, como essa, enriquece o aporte cultural de nossos associados”, declara Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina.

Já o diretor cultural da entidade, Guido Arturo Palomba, destaca as razões que levaram à escolha do local. “Será um evento muito interessante, que mostra a boa parceria da APM com as artes plásticas. Tarsilinha escolheu apresentar-se em nossa casa por ser lugar mágico e, sobretudo, por contar com importante obra de Tarsila do Amaral: Procissão”.

Na aula, inclusive, detalhes serão minuciosamente explorados, a fim de embasar a tese apresentada pela escritora – dentre eles, Tarsilinha destacará o hálux de Tarsila do Amaral, característica que consiste no segundo dedo do pé ser maior do que o dedão; aspecto que também aparece em Abaporu.

“É um trabalho rico, no qual somos convidados a enxergar a pintura por um ângulo novo e inexplorado até então”, constata Meinão. Famosa em todo o mundo, Abaporu é a tela brasileira mais valiosa, cujo custo chega a US$ 1,5 milhões, valor pago em 1995 pelo argentino Eduardo Costantin. Atualmente, a peça está exposta no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.

Após a palestra, haverá sessão de autógrafos e o livro estará com preço especial aos associados da APM. Por meio do evento, a Associação reafirma seu compromisso com o conhecimento, seja científico ou cultural, que visa, sobretudo, contribuir à formação pessoal e profissional dos médicos de São Paulo.

Capa

“A APM sempre contou com grande núcleo de médicos interessados em artes plásticas. Além disso, neste caso específico, podemos destacar que Tarsila do Amaral, em sua segunda núpcia, foi casada com o médico psiquiatra Osório César – ou seja, para esta artista modernista, arte e medicina sempre caminharam lado a lado”, conclui.

Palestra e Sessão de Autógrafos de Tarsilinha
Data: 08 de março de 2016
Horário: Palestra às 19h; Sessão de Autógrafos da 20h às 22h30
Local: Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278, 8º andar. Bela Vista, São Paulo – SP
Mais informações: (11) 3188-4304 ou pinacoteca@apm.org.br

Texto e fonte: Associação Paulista de Medicina