Até o dia 23 de fevereiro de 2020 o centro de empreendedorismo, cultura e lazer Farol Santander receberá a Exposição Tarsila para Crianças, uma mostra que retrata por meio da tecnologia sensorial e de cenários imersivos, todo o imaginário de seres, cores e formas da pintora modernista Tarsila do Amaral.

 

O visitante pode conhecer de maneira inédita o universo da pintora mais conhecida do Brasil, passeando por cenários e interagindo com as criações da artista, que apresentam e transmitem o significado de suas obras sob a ótica do universo infantil, a partir de sentidos e sensações, divididas em 7 estações temáticas, num total de 490 metros quadrados de área expositiva. Logo na entrada da mostra, no 20º andar, 4 estações convidam à descoberta:

Os ingressos são limitados. Garanta o seu antecipadamente pela internet, evitando frustações na bilheteria.

1. Vila dos Sentidos – Um cenário que remete à infância de Tarsila na fazenda São Bernardo, onde cresceu brincando com seus mais de 40 gatos e fazendo bonecos de mato. Uma mini vila caipira, formada por 4 casinhas tridimensionais, rodeadas por cestos de frutas, com inspiração no quadro “A Feira”

2. Toca da Cuca – Inspirado no quadro “A Cuca”, tem um espaço com uma projeção com bichos divertidos, inspirados nos seres imaginários presentes em sua obra

3. Universo Tarsila – Utilizando como referência a obra “Cartão Postal”, traz diferentes elementos encontrados em seus trabalhos e os animais imaginários que habitam o extraordinário e colorido universo da pintora, ganhando vida em uma parede interativa

4. Floresta Negra – Cenografia e ambientação sonora do que seria o quadro “Floresta”, com um ninho de almofadas que simulam os famosos ovos rosa arroxeados de sua pintura, um ovo onde será possível observar através de buraquinhos as possíveis criaturas que o habitam e o touro preto, que protege o local com seu mugido. O local conta ainda com espaço para fotos no instapoint do touro e uma reprodução tátil do quadro “Floresta”, criada especialmente deficientes visuais

5. Jardim Afetivo – Um convite para uma viagem sensorial, com animações e sons, como os ruídos da estação de ferro, da caixinha de música, o coaxar do sapo e os grilos, que remetem diretamente a 4 quadros de Tarsila (O Sapo, Estação de Ferro, A Boneca e Paisagem com Touro I)

6. As Cores de Tarsila – Aqui estarão expostas reproduções de diversos quadros impressos e as principais cores da paleta de Tarsila. Ao centro, duas redes coloridas penduradas do teto até quase o chão, como se fossem pinceis, convidam adultos e crianças a perceberem que no chão há uma projeção que repercute o movimento de cada pincel, misturando as cores e dando origem a uma infinidade de pinturas digitais

7. Papo com o Abaporu – Um espaço com cactos cenográficos e flores holográficas, abrigando instalações inspiradas em três obras importantes: Abaporu (quiz, com dois totens touchscreen com perguntas que serão respondidas pelo enigmático personagem de cabeça minúscula e um pé enorme), Sol Poente (com cenário para fotos, fundo cenográfico e pufes espalhado) e A Lua (com um balanço remetendo ao famoso quadro que acabou de ser adquirido pelo Moma).

A mostra conta ainda com uma reprodução tátil do quadro Abaporu, criado especialmente para que deficientes visuais conheçam a obra de Tarsila do Amaral.

Programação sujeita à alteração. Confirme antes de sair de casa.

Fonte: Portal Bora aí.
Fotos: Divulgação