A exposição “Tarsila do Amaral: Invent Modern Art in Brazil” vem sendo um sucesso em Chicago. Confira abaixo um trecho traduzido da matéria publicada pelo jornal Chicago Sun-Times e clique na imagem para ler o artigo na integra.

TMS6580.PDF

“Se pedirem para fazer uma lista das mais destacadas artistas femininas da Améria Latina do séc XX, o único nome que pode vir à mente é Frida Kahlo, juntamente com algumas fotógrafas (Graciela Iturbite e Lola Alvarez Bravo), todas do México.

Tudo isso pode mudar nos próximos meses, graças à nova e fascinante exposição “Tarsila do Amaral: Invent Modern Art in Brazil”, que vai até janeiro, no Art Institute of Chicago e depois se mudará para o Museu de Arte Moderna de Nova York, em fevereiro.

Uma visita à Art Institute’s Modern Wings, onde a exposição toma as paredes com mais de 120 pinturas, desenhos e documentos históricos da década de 20 – o período mais produtivo, uma virada para o cenário artístico –
prova ser uma revelação e um puro prazer de induzir ao sorriso. Considerada como a artista que mais “arquivou as aspirações brasileiras para a expressão nacionalista em um estilo moderno”, a artista, conhecida pelo seu primeiro nome, é uma brilhante colorista com um imaginário maravilhoso. E enquanto suas obras são amadas em seu país natal, onde ela é considerada uma força importante no modernismo do século XX, quase tudo estava desconhecido na América do Norte, pelo menos até agora.”

Confira nesse PDF para Download o artigo na integra (em inglês).