A Caixa Cultura de Brasília recebe até 7 de junho a exposição “Metamorfoses – o papel no acervo da Caixa”, com 50 desenhos e gravuras de nomes importantes das artes plásticas no século XX. Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Oswaldo Goeldi, Artur Barrio, Marcelo Gassmann, Djanira, Fayga Ostrower, Tomie Ohtake e Glênio Bianchetti, entre outros. O evento pode ser visto gratuitamente de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

Estrada de FerroEntre os trabalhos exibidos estão as gravuras “Mulata”, produzida em 1965 por Di Cavalcanti, e “Estrada de Ferro Central do Brasil”, de Tarsila do Amaral, e o desenho “Paisagem”, feito pelo pintor modernista Antônio Bandeira, em 1945.
.
O público também pode ver textos ao lado das imagens, que ajudam a entender os termos técnicos das obras, a contextualização e as relações entre os trabalhos e a realidade social e política de quando foram produzidas.
.
“Elas [as obras] refletem questões e posturas de diversos artistas, grupos e movimentos diante do contexto em que estavam inseridos, mas com a escolha do papel como suporte.

Além do valor artístico, servem como material para estudiosos e interessados em momentos da história do Brasil e em uma faceta da produção artística nacional”, diz o gerente da Caixa Cultural Brasília, Marcelo Moreira dos Santos.

Fonte/Texto: Portal G1