Mais de 150 obras entre documentos raros, quadros e esculturas, fazem um panorama da preservação do patrimônio no Brasil. A mostra A Construção do Patrimônio ocupa a Caixa Cultural com obras de Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Lúcio Costa, entre outros grandes artistas.

Com entrada livre, a exposição fica em cartaz entre 10 de janeiro e 4 de março, com visitação de terça a domingo, das 9h às 19h.

180109-Caixa-Cultural-SP

A exposição é dividida em 12 ambientes e traz Marcel Gautherot, Germano Graeser, Eric Hess, Oscar Niemeyer, Pierre Verger, Mestre Vitalino e uma réplica de Aleijadinho.

Com curadoria de Luiz Fernando de Almeida, ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a mostra comemora 80 anos do instituto. Além do acervo documental do IPHAN, a exposição conta ainda com obras do Museu Histórico Nacional, Música Nacional de Belas Artes, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), MASP, Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Casa Juscelino Kubitschek, entre outros.

A abertura do evento acontece no dia 9 de janeiro, com a presença de Luiz Fernando de Almeida, que conduz o público pela exposição. No dia 1° de fevereiro, o curador oferece uma visita guiada gratuita, às 18h. No dia, acontece um debate com a participação de Anna Beatriz Galvão, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.

Fonte: Catraca Livre