Quase cem anos depois do evento que revolucionou a cultura brasileira, a Semana de Arte Moderna de 1922, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) realiza uma mostra em homenagem a dois grandes protagonistas do modernismo: Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Com uma programação especial que inclui uma exposição, rodas de conversa, mostra de filmes, apresentações musicais e espetáculos de teatro e dança, o CCSP destaca a influência da obra e pensamento de ambos ícones brasileiros.

A Semana MáriOswald – 100 anos de uma Amizade acontece entre 25 e 30/4, porém, a exposição, também intitulada MáriOswald, tem duração até 30/7. A mostra recolhe obras e documentos pertencentes aos acervos da Secretaria Municipal de Cultura, como os desenhos originais de Tarsila do Amaral realizados para o livro Pau Brasil (1925), de Oswald de Andrade. Entre outras peças, também há objetos e documentos da Missão de Pesquisas Folclóricas, expedição organizada por Mário de Andrade.

O público também poderá vivenciar, até 28/5, a instalação artística multimídia Antropofagia, uma experiência poética que conta diversos instantes no tempo.

Já entre a programação dessa semana, destaca-se a mostra de cinema dedicada à filmes citados por Mário em seu período como crítico de cinema. O Garoto, de Charles Chaplin, e Esposas Ingênuas, de Eric von Stroheim, são alguns dos títulos que serão exibidos a preços populares, entre R$ 2 e R$ 4. Além disso, será apresentada a biografia audiovisual de Oswald de Andrade, O Homem do Pau-Brasil, dirigida por Joaquim Pedro de Andrade. O longa Macunaíma também integra a mostra e sua exibição será seguida de uma aula-palestra do professor da ECA/USP Carlos Augusto Machado Calil.

Mário e Oswald se encontram no espaço sideral graças à intervenção Esbarro, que junto à peça Manuela, na qual a protagonista é a máquina de escrever de Mário, integram as atividades teatrais.

A programação é muito mais extensa e se completa com música, dança, palestras e debates e atividades dedicadas ao público mais jovem e às crianças. Mais informações em: www.centrocultural.sp.gov.br

Texto e fonte: http://www.select.art.br/marioswald/

Serviço
Semana MáriOswald – 100 anos de uma Amizade
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Rua Vergueiro, 1000
De 25 a 30/4