Uma pintura de Tarsila do Amaral estará à venda na feira online Tefaf por US$ 7 milhões, ou cerca de R$ 40 milhões. É a tela “Idílio”, de 1929, exibida pela galeria paulistana Bergamin & Gomide.

Este é provavelmente o maior valor pedido por uma pintura da artista numa feira —seus quadros disponíveis para venda são raros e, quando aparecem em eventos do tipo, costumam ser de uma fase mais tardia e bem menos valorizada.

Sócio da Bergamin & Gomide, Thiago Gomide conta que a peça é de um colecionador brasileiro que, temendo possíveis danos por deslocamentos, não queria que ela saísse do país a não ser depois de vendida. Como a Tefaf, que costuma realizar eventos presenciais na Holanda e em Nova York, será online neste ano, a ocasião era ideal, acrescenta o galerista.

Além de acontecer de forma virtual, esta também será uma edição um pouco diferente do evento. Isso porque os participantes, que precisam submeter o que pretendem exibir ao crivo de um grupo de especialistas, só podem mostrar uma obra cada um nos seus estandes virtuais.

Poder apresentar uma obra de uma mulher latina numa feira desta qualidade põe o Brasil numa posição e tanto. Seria uma obra ótima para um museu”, afirma Gomide.

Texto e fonte: Portal Folha de São Paulo