Dos anos 30 a 50
Em meados dos anos quarenta, Tarsila fez quatro obras magníficas, Praia (1947), Primavera (1946), Roda (1947) e Terra (1943), com uma evocação antropofágica, corpos distendidos no espaço infinito, e uma atmosfera de sonho. Apesar do pequeno número de trabalhos, podemos considerar uma fase distinta, por ser totalmente diferente de sua produção até o momento e lembrar claramente características da antropofagia.
- PRIMAVERA (DUAS FIGURAS), 1946, óleo sobre tela, 75x100 cm, (P168), Coleção particular, SP, SP Nos anos 40, a artista volta ao tema onírico, referente aos sonhos, ao imaginário. Esta foi uma das telas desta pequena fase (composta de 4 quadros, Praia, Primavera, Roda e Terra). Nesta obra Tarsila compõe corpos deformados distendidos no chão que se funde com o céu infinito.
- RETRATO DE BEATRIZ, c. 1940, óleo sobre tela, 50x41 cm, Coleção Guilherme Augusto do Amaral, Mombuca, SP Beatriz, neta de Tarsila, filha de Dulce, única filha da pintora, morreu afogada tentando salvar a amiga em um lago em Petrópolis. A menina tinha quinze anos. Uma tragédia na vida da artista. Ela fez este retrato a partir de uma foto que tinha da neta. Esta obra também não se encaixa em nenhuma fase específica da obra da pintora.
- BANDEIRA DO DIVINO, 1939-1968, óleo sobre tela, 97x73 cm, (P137), Coleção particular, SP, SP Obra que foi finalizada somente em 1968. Não se pode dizer que pertence a nenhuma das fases principais da pintora. O tema é sobre uma festa religiosa de cunho popular em homenagem ao Divino Espírito Santo. Foram muito populares no século XVI. Os organizadores da festa percorriam as cidades e seus arredores pedindo e recebendo oferendas. Depois havia missa, procissão, leilão das prendas, quermesses, cantadores, etc.
- MATERNIDADE I, 1938, óleo sobre tela, 100x80 cm, (P130), Coleção Maria Odette e Marcus Arruda, SP, SP Mais uma tela com caráter social, com a mãe com expressão afetuosa e triste para o filho recém nascido, e a outra criança atrás com semblante melancólico. A posição da mãe faz menção à Virgem Maria com Jesus.
- COSTUREIRAS, 1936-1950, óleo sobre tela, 73x100 cm, (P128), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, SP, SP Outra obra com caráter social, onde vemos diversas trabalhadoras no ramo da costura, entretidas em sua atividade. É interessante o detalhe do gato no lado esquerdo do quadro. Tarsila muitas vezes colocou em suas obras que mostravam o povo brasileiro, animais domésticos como o cachorro e o gato, bem cuidados, mas sempre sem raça.
- ORFANATO, 1935-1949, óleo sobre tela, 97,5x140 cm, (P126), Coleção Simão Mendel Guss, SP, SP Existe neste trabalho de Tarsila um caráter social, não só pelo tema, mas também pelas diferentes expressões exibidas pelas crianças e até pela presença do cachorrinho sem raça, com aparência singela. É interessante o contraste do menino negro em destaque no lado direito da tela, com uma fisionomia alegre, e o menino menor, sentado ao seu lado, parecendo chorar.
- RETRATO DE LUÍS MARTINS I, 1933-1937, óleo sobre tela, 80x60 cm, (P125), Banco Itaú S.A., SP, SP Tarsila foi revolucionária tanto na arte como na sua vida pessoal. Depois da separação de Oswald de Andrade e do romance com o médico Osório César, ela começou a namorar o escritor Luís Martins em 1933. Luís era vinte e um anos mais novo que Tarsila, o que foi mais um escândalo na época. Mas foi com ele que a pintora ficou junto por mais tempo, dezoito anos.
- NOME DA OBRA Em breve descrição completa da obra...
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