A mostra, que entra em cartaz dia 25 de maio na OCA, foi criada a partir de coleção com 15 mil itens e chama atenção para momentos-chave da arte brasileira.

O Itaú Cultural celebrará seus 30 anos em grande estilo. A exposição comemorativa pensada originalmente para o espaço do instituto na avenida Paulista acabou transbordando e adquirindo uma fisionomia monumental. Serão cerca de mil obras selecionadas nas várias coleções corporativas do Itaú que ocuparão integralmente o prédio da Oca, no Ibirapuera, por um período de três meses. Trata-se de uma mostra complexa, que combina um olhar atento aos momentos-chave da arte brasileira com o desejo de dar visibilidade às múltiplas ações da instituição. A estratégia adotada por Paulo Herkenhoff, curador convidado para assumir essa tarefa, foi a de criar pequenos núcleos, estabelecendo nexos temáticos ou formais que ajudem a iluminar aspectos instigantes da arte brasileira.

O primeiro passo do trabalho foi analisar de perto os bastidores do maior acervo corporativo da América Latina – também o décimo maior do mundo, com 15 mil itens espalhados em diferentes segmentos – para então identificar narrativas possíveis. “Percebi que, desde sempre, há um cuidado muito grande com a arte de São Paulo”, conta Herkenhoff, que decidiu dedicar o andar térreo à discussão em torno da cidade. Lá estarão desde referências à fundação de São Paulo até um interessante bloco dedicado à relação entre Tarsila do Amaral e seus maridos.

Veja a matéria na integra no Portal Brasileiros.

Serviço

Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos
De 25 de maio a 13 de agosto
OCA – Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 3 – Parque Ibirapuera
11 3105 6118

Texto e fonte: Portal Brasileiros
Foto: Renato Leary