Um dos maiores nomes do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral tem sua obra catalogada. O projeto foi estruturado em dois módulos. O primeiro foi voltado aos trabalhos de localização, catalogação e registro de toda a obra da artista, além do levantamento bibliográfico. Estes resultados passaram a integrar um banco de dados, base da publicação e do CD-Rom nela encartado.

A segunda etapa foi focada na complementação da pesquisa e na edição do material em formato impresso, dividido em três volumes: Pinturas, Desenhos e Ilustrações, esculturas e gravuras.

Durante a pesquisa também foi compilado um volume significativo de títulos sobre a vida e a obra de Tarsila do Amaral. Dentre eles se destacam as pioneiras pesquisa e catalogação realizadas pela historiadora e crítica de arte Aracy Amaral, publicadas em Tarsila: Sua Obra e Seu Tempo (Editora Perspectiva, 1975), trabalho precursor de catalogação de obras de arte no Brasil. Aracy iniciou suas pesquisas sobre a obra de Tarsila há mais de 40 anos, tendo sido, por este motivo, convidada para a consultoria geral do projeto.

O Catálogo Raisonné de Tarsila do Amaral foi o resultado da dedicação de cerca de 100 profissionais e é apresentado em estojo com 3 volumes contendo mais de 1.000 páginas, acompanhado de um CD-Rom, com as mesmas informações. Serão doados cerca de 500 catálogos para bibliotecas públicas, instituições de cultura, museus e universidades.

Visite o site do projeto

Fonte: Base Sete Projetos Culturais e Petrobras