Tarsilinha, sobrinha-neta da artista plástica Tarsila do Amaral, lançou em setembro o livro “Abaporu, Uma obra de Amor”. Nele, ela resgata a história do quadro mais famoso de sua tia e, ao contrário das versões divulgadas até hoje, o livro expõe uma tese inédita: o Abaporu seria, na verdade, um auto retrato da artista e não de uma representação do “homem antropofágico”. 
Segundo a autora, o Abaporu, criado para presentar o então marido da pintora, o escritor modernista Oswald de Andrade, é um autorretrato, e a figura de pé enorme e cabecinha pequena é a própria Tarsila, refletida no espelho de seu atelier.

É Tarsilinha quem afirma: “Para comprovar minha tese, sentei-me em frente a um espelho na mesma posição em que Tarsila teria ficado no seu atelier para, então, se reproduzir. A inclinação do espelho sugeria as deformações da tela. Um detalhe interessante é que minha tia tinha “pé grego”: o segundo dedo do pé maior que o dedão, detalhe que também aparece no Abaporu”.

Livro-Natal-Tarsila

Além do Abaporu, o livro reproduz as mais importantes obras de Tarsila, óleos e desenhos, que exemplificam a evolução da mais brasileira das artistas. Brasilidade que transparece em todas as suas telas.

Veja onde encontrar o livro

Livraria Blooks
Livraria Cultura
Livraria da Vila
Livraria Martins Fontes / Paulista