Obra-prima Abaporu chega ao Brasil e será exposta no Museu de Arte do Rio. Quadro vai ser exposto com mais 300 outras obras.

Uma das obras de arte mais representante do Brasil chegou ao Rio. O quadro Abaporu, da pintora Tarsila do Amaral, ficará exposto no Museu de Arte do Rio. A obra-prima chegou da Argentina, onde estava havia mais de 20 anos.
O quadro ficou dentro da embalagem por 24 horas e passou por uma análise de duas museólogas: uma do Malba, o Museu de Arte latino-americana, em Buenos Aires, a casa dele, e a outra, do Museu de Arte do Rio, onde vai ficar até janeiro.

A obra-prima, revelada nas cores tão brasileiras, foi pintada em 1928. Abaporu significa “Homem que come gente” em tupi, e se tornou referência para o modernismo brasileiro, um movimento de renovação da nossa arte, na primeira metade do século passado.

O quadro será exposto com mais 300 outras obras, todas importantes para a cultura nacional e os visitantes poderão fazer uma viagem na história da arte do país, conhecendo um pouco mais do Brasil, começando lá no período colonial até o século XXI.

Texto e foto: Portal G1 / Globo.com